segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Extinção dos professores

Nobres alunos, familiares, companheiros, colegas e demais pessoas que acompanham o trabalho dos profissionais do magistério. Acredito que todos estão vendo pela TV e jornais o problema sério que pelo qual está passando a escola pública e os professores. Não estou referindo-me às agressões físicas covardes patrocinadas pelo poder executivo e legislativo, que por si só já são crimes hediondos, mas a destruição total da carreira de professor.     

Esta quase impossível continuar sendo professor nesta cidade, neste estado e neste país. Por que uma profissão que todos afirmam ser muito bonita e vital para a sociedade não atrai os jovens? Se é tão importante, por que um grande número de professores competentes estão deixando, abandonando, pedindo as contas e indo dedicar-se a outras atividades? É falta de dedicação, de vocação e de amor por esse trabalho? NÃO! NÃO É POR CAUSA DISSO!!!

Educação de qualidade é condição indispensável para a garantia de um futuro mais digno e livre para a sociedade. É a educação que pode melhorar o futuro. Mas, e o futuro dos professores? Por incrivel que pareça estes NÃO TEM FUTURO!

Quando entramos em qualquer empresa ou quando sonhamos com um trabalho, uma profissão; nosso desejo é que este trabalho seja valorizado e garanta uma condição digna de vida para nossa família. Sonhamos com um trabalho que nos dê a possibilidade de crescermos enquanto indivíduos e exercermos com segurança material nossas potencialidades.

Para nós professores, este sonho, estas possibilidades estão sumarizadas no que se chama CARREIRA. Um governo sério procura não apenas respeitar o plano de carreira dos professores, mas melhorá-lo para que estes tenham as condições reais para desenvolver seu trabalho com qualidade.

E o que estão fazendo os governos? Exatamente o contrário. Estão piorando o que que já era ruim. Retirando direitos e precarizando ao máximo a carreira do magistério. De uma coisa os senhores e senhoras podem ter certeza: quem decidir ser professor atualmente saiba que caso não seja herdeiro de pelo menos um barraco, você vai morar na rua pois com o salário que ganhamos mal da para pagar um aluguel!    

Se você decidir ser professor saiba também que não terá tempo para viver, pois todo ele será dedicado à salas de aulas lotadas e aos três turnos que você terá de trabalhar se quiser pagar suas contas sempre atrasadas.

Se você quiser ser professor saiba ainda que seus sábados e domingos serão dedicados a corrigir trabalhos escolares e se sobrar tempo, o que é quase impossível, talvez dê para elaborar aulas para o dia seguinte. 

Se decidir ser professor, prepara-se para adoecer seriamente. Depressão por não ter tempo para dedicar-se aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Depressão por ser ridicularizado pelos governos de plantão e vez por outra ser chamado de vagabundo por algum deputado(a). Depressão por não poder nem ler um livro ou fazer um curso de aperfeiçoamento. Ematomas por todo o corpo e Síndrome do Pânico por saber que corriqueiramente será alvo de agressões psicológicas, morais e físicas pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar e do "pilotão especial" das guardas municipais. Não esqueça que você pode perder a visão pelos efeitos do gás de pimenta que sempre será usado caso queira reclamar. Não podemos deixar de citar e lembrar as balas de borracha e os espancamentos por cacetetes. Tem ainda os puxões de cabelo.

Se decidir ser professor saiba que a única possiblidade de mellhoria salarial é através da ascenção funcional consequida com estudos de pós-graduação. Pagos por você. Com os novos projetos de leis elaborados pelos governos e aprovados pelos parlamentos, o aumento é menor que o benefício pago pelo bolsa-família.

Se você decidir ser professor não esqueça que é a carreira de nível superior que possui os menores salários do país.

Se você decidir ser professor da escola pública e tiver que ser obrigado pelo governo a entrar em greve, saiba que o poder judiciário sempre julgará o movimento ilegal. Não se iluda. A lei nunca estará do seu lado.   

Na escola privada a situação não é muito diferente. O professor que reclamar de alguma coisa é sumariamente demitido. Na verdade essa é também a vontade dos governos estaduais e prefeituras.

E se você pensa que o sindicato da categoria é combativo e sempre sairá em sua defesa, ESQUEÇA! Nosso sindicato é uma vergonha, uma lástima. Sempre se alia aos governos de plantão contra os professores.

E aí? Tá afim? - Espero que sim. Se ainda existe um pouco de conhecimento científico, cultural e artístico nesta nação, agradeçamos as professores, que mesmo diante deste caos resistem bravamente. Contra tudo e contra todos. Os professores que ainda estão de pé merecem respeito. São eles os maiores defensores da educação. Mas, por mais competentes, sonhadores e combativos que sejamos, não é possível vencermos sozinhos. Cabe a esta sociedade: pai, mãe, avô/avó, demais familiares, alunos e todos os trabalhadores sair em defesa dos professores.     

OS PROFESSORES ESTÃO EM EXTINÇÃO.

HENRIQUE GOMES DE LIMA - PROFESSOR
 

2 comentários:

  1. Olá nobres companheiros!
    Saudações,
    Saúde e paz.

    Fico muito feliz e honrado em encontrar um site escolar que assim como nós que não vive de " puxar o saco" da secretaria de educação como fazem algumas escolas principalmente as " profissionalizantes". É uma atitude corajosa, pois podem ter certeza, somos monitorados por eles.

    Muito obrigado por publicar e socializar nosso texto. Reflexões como essas e outras devem estar sempre presente nos planos de aulas, nos textos de interpretação. Sugiro também fazer uma coletânea dos videos onde somos covardemente agredidos. Mostrar na sala de aula e nas reuniões de pais, mães e mestres é uma necessidade, uma emergência. Nossas armas são o conhecimento, a informação qualificada e o esclarecimento. Parece que estamos esquecendo disso.

    Henrique Gomes de Lima
    Professor, com muita honra.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Professor Henrique. Pena que muitos adotam a pedagogia do calango ao abaixar constantemente suas cabeças a tudo sem ao menos questionar. Um grande abraço.

    ResponderExcluir